PARA LER E RELER

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

DEUS NÃO ESTÁ MORTO!


Quero ver o filme, finalmente, Deus não está morto! Posso até fazer campanha! Mas não temo o contrário a essa afirmação: Deus está morto! Aprendi que a morte de Deus representa a morte do ser humano. Deixo essa questão para algum debate filosófico que não estou disposto a iniciar aqui.
A declaração que Deus está morto não me preocupa. Acho ela não provocativa à fé, mas oportuna. A ressurreição é algo que somente é possível através da morte. Mataram o Senhor Jesus e disseram que ele estava morto. Ele ressuscitou: Jesus, Senhor da vida, da morte e da ressurreição!
Jesus foi declarado morto pelo Império Romano, pelos religiosos judaicos e até mesmos pelos discípulos. A questão não é a morte, mas a superação dela. A declaração "Se Jesus não ressuscitou, vã é a nossa fé", tornou-se o lema do cristianismo primitivo diante da declaração da morte de Cristo. A morte não era o problema e nem o centro da fé. A ressurreição sim!
Hoje, também, declaram a morte de Deus. Na verdade, uma velha declaração, que parece apenas inovadora, mas plenamente caduca. A mesma caduquice de F. Nietzsche!
- Deus está morto para alguns filósofos que acabaram de enterrar sua filosofia que não teve poder para manter uma simples ideologia dando sentido ao mundo (comunismo, etc.) e agora acham que devem viver de enterros.
- Deus está morto para os pseudos cientistas que brincam de professores do saber em nossas universidades e tentam fazer da ciência filosofia do engano.
- Deus está morto para tantos que tem somente como alma o cartão de crédito, o trabalho e o sono para desligar do tédio.
- Deus está morto, pois ele não vive a vida de egoísmo, frieza, violência e dor produzida por uma humanidade morta para tudo que se chama amor.
E depois que a pedra se fecha no túmulo de Deus, os limpos de coração o verão. O túmulo se tornará em templo! A ressurreição é sempre a força de Deus que nos tira da realidade de morte.
Aqueles que enterraram a Deus ficarão apenas esperando que seus túmulos se abram para jamais serem templos: casa habitada!
Finalmente, não me preocupa se alguém acredita ou não em Deus. Estou muito preocupado em saber se Deus acredita em nós! Um viva ao nosso Deus!


Rev. Lucas Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário